PALESTRANTES

ANA BEATO
Licenciada em psicologia clínica pela Universidade de Coimbra, pós-graduada em sexologia clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, e doutorada em psicologia clínica, na área da parentalidade e das perturbações de ansiedade infantil pela Universidade de Lisboa. Professora auxiliar na licenciatura e no mestrado em psicologia clínica e da saúde da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona.
Ao nível da investigação e formação os seus interesses centram-se nas áreas das perturbações emocionais e da sexualidade.
No centro PIN é responsável pela Consulta de Sexualidade Adolescente, integrando também a Consulta de Ansiedade do Núcleo de Défice de Atenção e Hiperatividade, Perturbações do Comportamento e Humor, através da avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes.

ANA SANTOS
Mestre em Psicologia pela Universidade de Coimbra, com formação avançada em Terapia do Luto (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e Psicoterapia com Crianças e Adolescentes (APTCC). Fundadora e colaboradora da Consulta do Luto do PIN até 2020 e atualmente Psicóloga Clínica no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Fernando da Fonseca, em Lisboa.
É formadora na Ordem dos Psicólogos Portugueses na área do Luto e membro fundador da InLuto - Associação Portuguesa de Cuidados Integrados no Luto. Dedica-se atualmente ao estudo e intervenção psicoterapêutica no luto e trauma em crianças e adolescentes, com vários trabalhos publicados sobre o tema. É ainda co-autora do Kit (Sobre)Viver na Selva e autora do Manual para Adultos sobre o luto infantil, publicados pela Ideias com História.
É formadora em diversas entidades na área das perturbações de desenvolvimento, perturbações de ansiedade, luto e doença crónica.
Tem interesse no desenvolvimento de modelos compreensivos sobre o luto na infância e adolescência, bem como na intervenção e investigação nesta área, estando a desenvolver investigação sobre o Luto em Crianças e Adolescentes com Perturbações de Desenvolvimento.

CAROLINA PAIXÃO
Psicóloga Clínica, formadora certificada e doutoranda na Universidade de Coimbra, onde está a desenvolver um programa de intervenção para adolescentes com elevados níveis de desregulação emocional, integrando princípios da Terapia Dialética Comportamental (DBT) e da Terapia Focada na Compaixão (CFT).
Concluiu o mestrado integrado em Intervenções Cognitivo Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade de Coimbra.
Possui formação creditada no programa DNA-V for Young People, com Louise Hayes e Joseph Ciarrochi, e no programa DBT Skills for Adolescents & Families, com Marsha Linehan, Alec Miller e Jill Rathus. Detém ainda uma Especialização Avançada em Terapias de 3ª Geração e em Psicopatologia da Criança e do Adolescente pelo Instituto CRIAP.
Paralelamente, desenvolve investigação científica na área da saúde mental juvenil, tendo publicado os seguintes artigos:
• Exploring eating and exercise-related indicators during COVID-19 quarantine in Portugal: Concerns and routine changes in women with different BMI (Coimbra, Ferreira & Paixão, 2022);
• A comprehensive model of disordered eating among aesthetic athletic girls: Exploring the role of body image-related cognitive fusion and perfectionistic self-presentation (Paixão, Oliveira & Ferreira, 2021);
• What Is Behind Disordered Eating Behaviors? An Exploratory Study With Female Adolescents From Individual Esthetic and Nonesthetic Sports (Paixão, Oliveira & Ferreira, 2022)

DANIELA NASCIMENTO
Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação, licenciada pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Conta com formação complementar no âmbito do treino parental, tendo frequentado o curso “Incredible Years BASIC Parent Group Leader Training”, realizado na Universidade de Bangor, no Reino Unido, sob a orientação da Dra. Judy Hutchings. Participou igualmente no curso “New Forest Parenting Programme – A Timely Targeted and Theoretical-Based Intervention for Preschool Hyperactivity”, promovido pelos Child and Adolescent Mental Health Services (CAMHS), em Southampton.
Desenvolve a sua atividade na área da avaliação e intervenção com crianças que apresentam comportamentos de oposição e desafio.

FILIPA JARDIM DA SILVA
Psicóloga Clínica com Mestrado Integrado pelo ISPA e Especialização em Psicologia Clínica e de Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Com formação especializada em Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes pelo CeFIPsi (Centro de Formação e Investigação em Psicologia) e em Anorexia e Bulimia Nervosas: Doenças do Comportamento Alimentar, organizado pelo Núcleo de Doenças de Comportamento Alimentar (NDCA) em Lisboa.
É ainda coach pelo INCTA (Instituto de Ciências Comportamentais e Gestão) e Association for Coaching UK, membro efetivo da American Psychological Association (APA), com Certificado Europeu de Psicologia (Europsy).
Com experiência desde 2008 em diversos contextos (hospitalar, comunitário, privado e organizacional), trabalha com crianças, adolescentes e adultos, adotando uma abordagem integrativa e colaborativa com outros profissionais de saúde.
Presença regular na comunicação social, promovendo conteúdos de saúde psicológica, realizando ainda formações e prestando consultoria como psicóloga clínica e coach

GABRIELA RIBEIRO
Professora Auxiliar no Laboratório de Metabolismo e Nutrição da NOVA Medical School (NMS) e investigadora afiliada do Comprehensive Health Research Centre (CHRC).
Doutorada em Neurociências (2022) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), um mestrado em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar (2015) também pela FMUL e uma licenciatura em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto (2010).
O seu doutoramento centrou-se no comportamento alimentar motivado pela recompensa (R-dEb) como marcador da obesidade e na sua modulação pela cirurgia bariátrica. Esta investigação foi desenvolvida em colaboração com as unidades de Neuropsiquiatria e Medicina Nuclear-Radiofarmacologia do Champalimaud Research & Clinical Center, sob supervisão de Oliveira-Maia A.J.
Estudou no âmbito do pós-doutoramento impacto da dieta no eixo microbiota-intestino-cérebro (MGBA), stress e função cognitiva, no APC Microbiome, University College Cork, Irlanda – estando este tema na base de muitas investigações e considerações científicas acerca do impacto da alimentação e nutrição na saúde mental.

MARCELA MATOS
Psicóloga Clínica e Investigadora Auxiliar no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e Professora Associada Honorária na School of Psychology, The University of Queensland, Austrália. Ao longo dos últimos 20 anos, tem desenvolvido intensa atividade científica em projetos nacionais e internacionais nas áreas da psicologia clínica evolucionária, intervenções focadas na compaixão e abordagens contextuais comportamentais e contemplativas.
Atualmente, o seu principal interesse de investigação foca-se no implementação e avaliação de intervenções focadas na compaixão na promoção do bem-estar mental e físico em diferentes populações, bem como o estudo do impacto destas intervenções em marcadores biofisiológicos e mecanismos epigenéticos de prosocialidade e stress. Recentemente coordenou um projeto de investigação multinacional, que explorou o papel protetor da compaixão no contexto da pandemia Covid-19 em 23 países de todo o mundo.
Publicou mais de 90 artigos científicos e capítulos de livros sobre os tópicos de compaixão, vergonha, autocriticismo, regulação emocional, psicopatologia e bem-estar, em diversas populações clínicas e não clínicas. É ainda autora de mais de 190 trabalhos científicos apresentados em eventos científicos internacionais. É membro filiada da Compassionate Mind Foundation e da Associação Portuguesa para a Mindfulness, e membro fundador e executivo da Global Compassion Coalition, na qual lidera o Comité Científico.

MARGARIDA BRAZÃO
Psicóloga Clínica e membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, a sua prática clínica foca atualmente as perturbações de ansiedade, particularmente junto da população infantil e juvenil. Possui formação complementar nas áreas da Perturbação de Mutismo Seletivo, terapia de Aceitação e Compromisso, Arte Terapia, Abuso Sexual, e Comportamentos Autolesivos na Adolescência.
Integrou a bolsa de investigação do projeto Weartolerance, uma colaboração entre a Universidade Lusófona e a Fundação La Caixa - que tem como objetivo o desenho e implementação de um programa baseado nas artes, para reduzir o estigma relativo à Saúde Mental entre crianças e jovens.
Atualmente, conta com trabalho publicado debruçado sobre o tema da Saúde Sexual na população Portuguesa, tendo também efetuado a comunicação oral da sua dissertação de mestrado no XXI Congresso Latinoamericano de Sexologia e Educação Sexual em Valência, Espanha.

MARIA JOÃO SILVA
Licenciada em Psicologia, pela Universidade de Coimbra, e pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental em crianças e adolescentes. Tem vindo a realizar diversas formações em Terapias de Terceira Geração, nomeadamente Mindfulness, Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e Terapia Focada na Compaixão.
Atualmente integra a equipa do PIN, onde coordena a consulta de Ansiedade e Mutismo Seletivo. Paralelamente desempenha funções de formação, avaliação e intervenção psicológicas, no núcleo de Défice de Atenção / hiperatividade, Perturbações do comportamento e Humor.
A sua área de interesse e especialização relaciona-se com as perturbações de ansiedade, tais como perturbação de pânico, fobias, ansiedade de separação e mutismo seletivo.

MIKAELA ÖVÉN
Formada em Ciências Comportamentais pela Universidade de Lund (Suécia) e licenciada em Recursos Humanos, com a especialização em Desenvolvimento de Competências, pela Universidade de Malmö, Suécia. Mikaela Oven é facilitadora certificada pela Family Lab (Suécia), instrutora de Mindfulness desde 2012, practitioner em PNL e coach certificada.
Tem ainda formação em Neurobiologia do Amor (com Dr. Stephen Porges e Dra. Sue Carter), Family Communications e Comunicação Não Violenta. Fundou a Academia de Parentalidade Consciente e é autora de vários livros sobre parentalidade e mindfulness – Educar com Mindfulness, Educar com Mindfulness na Adolescência, Heartfulness, Caderno da Família Feliz, Inspiração para uma vida mágica e Tu és brilhante!
É coanfitriã do primeiro podcast de desenvolvimento pessoal em Portugal, Inspiração Para Uma Vida Mágica, e d'O Podcast da Parentalidade Consciente. Já participou em inúmeras rubricas sobre parentalidade consciente e Mindfulness na rádio M80, no Porto Canal e na SIC.
Dedicada ao apoio de indivíduos e famílias na busca de harmonia e equilíbrio através dos seus livros, redes sociais, media e palestras e certificações que promove.

NUNO DUARTE
Psicólogo clínico com especialidade avançada em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva. Sócio-gerente e Diretor Clínico da Oficina de Psicologia, em Lisboa. É ainda formado em Mindfulness pela Breathworks e em Protocolos Avançados de EMDR.
Iniciou a sua prática clínica em 2004, tendo ao longo dos anos alargado a sua atuação a diversas instituições e projetos. Pela Oficina de Psicologia, providenciou formação e supervisão a centenas de psicólogos clínicos. Na Oficina de Psicologia, tem desempenhado um papel importante na formação e supervisão de centenas de psicólogos clínicos. A sua prática é focada principalmente em perturbações ansiosas, trauma e stresse.

RAUL MELO
Psicólogo especialista em Saúde, Educação e Intervenção Comunitária, licenciado em Psicologia pela Universidade de Lisboa (1986) e doutorando em Psicologia da Educação pela mesma instituição.
Exerce funções no Ministério da Saúde desde 1987, inicialmente no Centro das Taipas e no SPTT, com funções clínicas no tratamento de toxicodependentes. Desde 2003, integra o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e atualmente trabalha na Divisão de Prevenção e Intervenção na Comunidade (DPIC) do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
É Secretário Executivo do Fórum Nacional de Álcool e Saúde e membro da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Sócio-fundador e membro da direção da associação ARISCO. Desenvolveu e coordenou vários programas de promoção da saúde, como Prevenir em Coleção, Aventura na Cidade, Castelos de Risco, PIPAS e Eu e os Outros.
É também Assessor de Saúde da Carreira Técnica Superior de Saúde e membro do Conselho Nacional de Coordenação de Estágios – ambos no ramo de Psicologia Clínica.
É também colaboradora no Instituto de Psicologia Médica da FMUC, participando em projetos de investigação e integrando o corpo docente da Unidade Curricular de Psicologia Médica do plano curricular do Mestrado Integrado em Medicina.

RUI MARTINS
Psicólogo clínico desde 2001, Inscrito na Ordem dos Psicólogos com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia comunitária, Terapeuta familiar. Exerceu em diversas instituições (e.g. Cadin e Espaço Família), nas quais colabora como terapeuta e formador. Criou em 2017 o serviço de apoio psicológico destinado aos estudantes, no Hospital de Santa Maria e à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). É licenciado em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e realizou um estágio académico no Hospital de Santa Maria, onde se interessou pela terapia familiar.

SORAIA MESQUITA
Natural de Trofa. Soraia Mesquita é Psicóloga Clínica e doutoranda na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, onde investiga o efeito da terapia baseada na mentalização em crianças cujos pais apresentam sintomatologia borderline da personalidade. Com prática clínica em contexto privado e no âmbito do doutoramento, tem experiência com crianças, adolescentes, pais e adultos, possuindo formação avançada em Terapia da Mentalização com Crianças (MBT-C) e como Terapeuta Familiar e de Casal pela SPTF.