top of page

PALESTRANTES

265ADA12-12DD-468D-8F10-B26073FEC953-1-9c5c4b7e-ac2ee0a7.jpeg

ANA BEATO

Licenciada em psicologia clínica pela Universidade de Coimbra, pós-graduada em sexologia clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, e doutorada em psicologia clínica, na área da parentalidade e das perturbações de ansiedade infantil pela Universidade de Lisboa. Professora auxiliar na licenciatura e no mestrado em psicologia clínica e da saúde da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona.

Ao nível da investigação e formação os seus interesses centram-se nas áreas das perturbações emocionais e da sexualidade.

 

No centro PIN é responsável pela Consulta de Sexualidade Adolescente, integrando também a Consulta de Ansiedade do Núcleo de Défice de Atenção e Hiperatividade, Perturbações do Comportamento e Humor,  através da avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes.

307765309_465322865626278_7521170748107549786_n.png

ANA SANTOS

Mestre em Psicologia pela Universidade de Coimbra, com formação avançada em Terapia do Luto (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e Psicoterapia com Crianças e Adolescentes (APTCC). Fundadora e colaboradora da Consulta do Luto do PIN até 2020 e atualmente Psicóloga Clínica no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Fernando da Fonseca, em Lisboa.

É formadora na Ordem dos Psicólogos Portugueses na área do Luto e membro fundador da InLuto - Associação Portuguesa de Cuidados Integrados no Luto. Dedica-se atualmente ao estudo e intervenção psicoterapêutica no luto e trauma em crianças e adolescentes, com vários trabalhos publicados sobre o tema. É ainda co-autora do Kit (Sobre)Viver na Selva e autora do Manual para Adultos sobre o luto infantil, publicados pela Ideias com História.

É formadora em diversas entidades na área das perturbações de desenvolvimento, perturbações de ansiedade, luto e doença crónica.

Tem interesse no desenvolvimento de modelos compreensivos sobre o luto na infância e adolescência, bem como na intervenção e investigação nesta área, estando a desenvolver investigação sobre o Luto em Crianças e Adolescentes com Perturbações de Desenvolvimento.

Carolina-Paixao-scaled.jpg

CAROLINA PAIXÃO

Psicóloga Clínica, formadora certificada e doutoranda na Universidade de Coimbra, onde está a desenvolver um programa de intervenção para adolescentes com elevados níveis de desregulação emocional, integrando princípios da Terapia Dialética Comportamental (DBT) e da Terapia Focada na Compaixão (CFT).

Concluiu o mestrado integrado em Intervenções Cognitivo Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade de Coimbra.

Possui formação creditada no programa DNA-V for Young People, com Louise Hayes e Joseph Ciarrochi, e no programa DBT Skills for Adolescents & Families, com Marsha Linehan, Alec Miller e Jill Rathus. Detém ainda uma Especialização Avançada em Terapias de 3ª Geração e em Psicopatologia da Criança e do Adolescente pelo Instituto CRIAP.

Paralelamente, desenvolve investigação científica na área da saúde mental juvenil, tendo publicado os seguintes artigos:

• Exploring eating and exercise-related indicators during COVID-19 quarantine in Portugal: Concerns and routine changes in women with different BMI (Coimbra, Ferreira & Paixão, 2022);
A comprehensive model of disordered eating among aesthetic athletic girls: Exploring the role of body image-related cognitive fusion and perfectionistic self-presentation (Paixão, Oliveira & Ferreira, 2021);
What Is Behind Disordered Eating Behaviors? An Exploratory Study With Female Adolescents From Individual Esthetic and Nonesthetic Sports (Paixão, Oliveira & Ferreira, 2022)

Daniela.jpg

DANIELA NASCIMENTO

Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação, licenciada pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

 

Conta com formação complementar no âmbito do treino parental, tendo frequentado o curso “Incredible Years BASIC Parent Group Leader Training”, realizado na Universidade de Bangor, no Reino Unido, sob a orientação da Dra. Judy Hutchings. Participou igualmente no curso “New Forest Parenting Programme – A Timely Targeted and Theoretical-Based Intervention for Preschool Hyperactivity”, promovido pelos Child and Adolescent Mental Health Services (CAMHS), em Southampton.

 

Desenvolve a sua atividade na área da avaliação e intervenção com crianças que apresentam comportamentos de oposição e desafio.

filipa_jardim_da_silva-300-397.jpg

FILIPA JARDIM DA SILVA

Psicóloga Clínica com Mestrado Integrado pelo ISPA e Especialização em Psicologia Clínica e de Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Com formação especializada em Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes pelo CeFIPsi (Centro de Formação e Investigação em Psicologia) e em Anorexia e Bulimia Nervosas: Doenças do Comportamento Alimentar, organizado pelo Núcleo de Doenças de Comportamento Alimentar (NDCA) em Lisboa.

 

É ainda coach pelo INCTA (Instituto de Ciências Comportamentais e Gestão) e Association for Coaching UK, membro efetivo da American Psychological Association (APA), com Certificado Europeu de Psicologia (Europsy).

Com experiência desde 2008 em diversos contextos (hospitalar, comunitário, privado e organizacional), trabalha com crianças, adolescentes e adultos, adotando uma abordagem integrativa e colaborativa com outros profissionais de saúde.

Presença regular na comunicação social, promovendo conteúdos de saúde psicológica, realizando ainda formações e prestando consultoria como psicóloga clínica e coach

b86ae19280100171128b48ad842db3fd.png

GABRIELA RIBEIRO

Professora Auxiliar no Laboratório de Metabolismo e Nutrição da NOVA Medical School (NMS) e investigadora afiliada do Comprehensive Health Research Centre (CHRC).

Doutorada em Neurociências (2022) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), um mestrado em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar (2015) também pela FMUL e uma licenciatura em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto (2010).

 

O seu doutoramento centrou-se no comportamento alimentar motivado pela recompensa (R-dEb) como marcador da obesidade e na sua modulação pela cirurgia bariátrica. Esta investigação foi desenvolvida em colaboração com as unidades de Neuropsiquiatria e Medicina Nuclear-Radiofarmacologia do Champalimaud Research & Clinical Center, sob supervisão de Oliveira-Maia A.J.

Estudou no âmbito do pós-doutoramento impacto da dieta no eixo microbiota-intestino-cérebro (MGBA), stress e função cognitiva, no APC Microbiome, University College Cork, Irlanda – estando este tema na base de muitas investigações e considerações científicas acerca do impacto da alimentação e nutrição na saúde mental.

MATOS_MARCELA.JPG

MARCELA MATOS

Psicóloga Clínica e Investigadora Auxiliar no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e Professora Associada Honorária na School of Psychology, The University of Queensland, Austrália. Ao longo dos últimos 20 anos, tem desenvolvido intensa atividade científica em projetos nacionais e internacionais nas áreas da psicologia clínica evolucionária, intervenções focadas na compaixão e abordagens contextuais comportamentais e contemplativas.

Atualmente, o seu principal interesse de investigação foca-se no implementação e avaliação de intervenções focadas na compaixão na promoção do bem-estar mental e físico em diferentes populações, bem como o estudo do impacto destas intervenções em marcadores biofisiológicos e mecanismos epigenéticos de prosocialidade e stress. Recentemente coordenou um projeto de investigação multinacional, que explorou o papel protetor da compaixão no contexto da pandemia Covid-19 em 23 países de todo o mundo.

Publicou mais de 90 artigos científicos e capítulos de livros sobre os tópicos de compaixão, vergonha, autocriticismo, regulação emocional, psicopatologia e bem-estar, em diversas populações clínicas e não clínicas. É ainda autora de mais de 190 trabalhos científicos apresentados em eventos científicos internacionais. É membro filiada da Compassionate Mind Foundation e da Associação Portuguesa para a Mindfulness, e membro fundador e executivo da Global Compassion Coalition, na qual lidera o Comité Científico.

foto-cv-5e381857.jpeg

MARGARIDA BRAZÃO

Psicóloga Clínica e membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, a sua prática clínica foca atualmente as perturbações de ansiedade, particularmente junto da população infantil e juvenil. Possui formação complementar nas áreas da Perturbação de Mutismo Seletivo, terapia de Aceitação e Compromisso, Arte Terapia, Abuso Sexual, e Comportamentos Autolesivos na Adolescência.

Integrou a bolsa de investigação do projeto Weartolerance, uma colaboração entre a Universidade Lusófona e a Fundação La Caixa - que tem como objetivo o desenho e implementação de um programa baseado nas artes, para reduzir o estigma relativo à Saúde Mental entre crianças e jovens.

Atualmente, conta com trabalho publicado debruçado sobre o tema da Saúde Sexual na população Portuguesa, tendo também efetuado a comunicação oral da sua dissertação de mestrado no  XXI Congresso Latinoamericano de Sexologia e Educação Sexual em Valência, Espanha.

Sapo_MariaJoaoSilva.jpg

MARIA JOÃO SILVA

Licenciada em Psicologia, pela Universidade de Coimbra, e pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental em crianças e adolescentes. Tem vindo a realizar diversas formações em Terapias de Terceira Geração, nomeadamente  Mindfulness, Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e Terapia Focada na Compaixão.

Atualmente integra a equipa do PIN, onde coordena a consulta de Ansiedade e Mutismo Seletivo. Paralelamente desempenha funções de formação, avaliação e intervenção psicológicas, no núcleo de Défice de Atenção / hiperatividade, Perturbações do comportamento e Humor.

 

A sua área de interesse e especialização relaciona-se com as perturbações de ansiedade, tais como perturbação de pânico, fobias, ansiedade de separação e mutismo seletivo.  

293053352_585235202969773_3427987924871696714_n.jpg

MIKAELA ÖVÉN

Formada em Ciências Comportamentais pela Universidade de Lund (Suécia) e licenciada em Recursos Humanos, com a especialização em Desenvolvimento de Competências, pela Universidade de Malmö, Suécia. Mikaela Oven é facilitadora certificada pela Family Lab (Suécia), instrutora de Mindfulness desde 2012, practitioner em PNL e coach certificada.

 

Tem ainda formação em Neurobiologia do Amor (com Dr. Stephen Porges e Dra. Sue Carter), Family Communications e Comunicação Não Violenta. Fundou a Academia de Parentalidade Consciente e é autora de vários livros sobre parentalidade e mindfulness –  Educar com Mindfulness, Educar com Mindfulness na Adolescência, Heartfulness, Caderno da Família Feliz, Inspiração para uma vida mágica e Tu és brilhante!

 

É coanfitriã do primeiro podcast de desenvolvimento pessoal em Portugal, Inspiração Para Uma Vida Mágica, e d'O Podcast da Parentalidade Consciente. Já participou em inúmeras rubricas sobre parentalidade consciente e Mindfulness na rádio M80, no Porto Canal e na SIC.

Dedicada ao apoio de indivíduos e famílias na busca de harmonia e equilíbrio através dos seus livros, redes sociais, media e palestras e certificações que promove.

a21799251872bd1b96b9c027beb35f69_42b0639d-f628-47a2-b5da-61acebcfa91e_1170x.webp

NUNO DUARTE

Psicólogo clínico com especialidade avançada em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva. Sócio-gerente e Diretor Clínico da Oficina de Psicologia, em Lisboa. É ainda formado em Mindfulness pela Breathworks e em Protocolos Avançados de EMDR.

 

Iniciou a sua prática clínica em 2004, tendo ao longo dos anos alargado a sua atuação a diversas instituições e projetos. Pela Oficina de Psicologia, providenciou formação e supervisão a centenas de psicólogos clínicos. Na Oficina de Psicologia, tem desempenhado um papel importante na formação e supervisão de centenas de psicólogos clínicos. A sua prática é focada principalmente em perturbações ansiosas, trauma e stresse.

30656fe9daa6b6d861c316bbdc6ac272.png

RAUL MELO

Psicólogo especialista em Saúde, Educação e Intervenção Comunitária, licenciado em Psicologia pela Universidade de Lisboa (1986) e doutorando em Psicologia da Educação pela mesma instituição.

Exerce funções no Ministério da Saúde desde 1987, inicialmente no Centro das Taipas e no SPTT, com funções clínicas no tratamento de toxicodependentes. Desde 2003, integra o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e atualmente trabalha na Divisão de Prevenção e Intervenção na Comunidade (DPIC) do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

É Secretário Executivo do Fórum Nacional de Álcool e Saúde e membro da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Sócio-fundador e membro da direção da associação ARISCO. Desenvolveu e coordenou vários programas de promoção da saúde, como Prevenir em Coleção, Aventura na Cidade, Castelos de Risco, PIPAS e Eu e os Outros.

É também Assessor de Saúde da Carreira Técnica Superior de Saúde e membro do Conselho Nacional de Coordenação de Estágios – ambos no ramo de Psicologia Clínica.

É também colaboradora no Instituto de Psicologia Médica da FMUC, participando em projetos de investigação e integrando o corpo docente da Unidade Curricular de Psicologia Médica do plano curricular do Mestrado Integrado em Medicina.

Foto+Rui+na+Guia+desfocado.jpg

RUI MARTINS

Psicólogo clínico desde 2001, Inscrito na Ordem dos Psicólogos com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia comunitária, Terapeuta familiar. Exerceu em diversas instituições (e.g. Cadin e Espaço Família), nas quais colabora como terapeuta e formador. Criou em 2017 o serviço de apoio psicológico destinado aos estudantes, no Hospital de Santa Maria e à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). É licenciado em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e realizou um estágio académico no Hospital de Santa Maria, onde se interessou pela terapia familiar.

Imagem1.jpg

SORAIA MESQUITA

Natural de Trofa. Soraia Mesquita é Psicóloga Clínica e doutoranda na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, onde investiga o efeito da terapia baseada na mentalização em crianças cujos pais apresentam sintomatologia borderline da personalidade. Com prática clínica em contexto privado e no âmbito do doutoramento, tem experiência com crianças, adolescentes, pais e adultos, possuindo formação avançada em Terapia da Mentalização com Crianças (MBT-C) e como Terapeuta Familiar e de Casal pela SPTF.

bottom of page